BARROCO (1601 – 1768)
CONTEXTO HISTÓRICO:
·
CONTRARREFORMA;
·
SALVADOR (BA),CAPITAL DO BRASIL;
·
CANA-DE-AÇÚCAR: PRINCIPAL ATIVIDADE
ECONÔMICA.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS:
CONTEÚDO:
·
CONFLITO ENTRE VISÃO ANTROPOCÊNCRICA E
TEOCÊNTRICA;
·
OPOSIÇÃO ENTRE O MUNDO MATERIAL E MUNDO
ESPIRITUAL;VISÃO TRÁGICA DA VIDA;
·
CONFLITOO ENTRE FÉ E RAZÃO;
·
CRISTIANISMO;
·
MORBIZEZ;
·
IDEALIZAÇÃO AMOROSA;
·
CONSCIÊNCIA DA EFEMERIDADE DO TEMPO;
·
GOSTO POR RACIOCÍNIOS
COMPLEXOS,INTRINCADOS,DESENVOLVIDOS EM PARÁBOLAS E NARRATIVAS BÍBLICAS;
·
CARPE DIEM.
FORMA:
·
GOSTO PELO SONETO
·
EMPREGO DA MEDIDA NOVA
·
INVERSÕES SINTÁTICAS E CONSTRUÇÕES
COMPLEXAS E RARAS;EMPREGO FREQUENTE DE FIGURAS DE LINGUAGEM COMO ANTÍTESES,
PARADOXOS, METÁFORA, METONÍMIAS,ETC...
DUAS TENDÊNCIAS DO TEXTO
BARROCO:
A)
CULTISMO ( GONGORISMO): JOGOS DE
PALAVRAS,VOCABULÁRIO COMPLEXO,USO DE FIGURAS DE LINGUAGEM,IMAGENS VIOLENTAS E
FANTASIOSAS.
EX:
"O todo sem a parte não é o todo;
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo o todo.
Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica todo."
(Gregório de Matos)
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo o todo.
Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica todo."
(Gregório de Matos)
B)CONCEPTISMO( QUEVEDISMO): JOGO DE IDEIAS,RACIOCÍNIO
LÓGICO, ANALOGIAS E ILUSTRAÇÕES.
EX.: "Mui grande é o vosso amor e o meu
delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.
Essa razão me obriga a confiar
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar."
Estes versos encobrem a formulação silogística, como segue:
Premissa maior: O amor infinito de Cristo salva o pecador.
Premissa menor: Eu sou um pecador.
Conclusão: Logo, eu espero salvar-me.
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.
Essa razão me obriga a confiar
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar."
Estes versos encobrem a formulação silogística, como segue:
Premissa maior: O amor infinito de Cristo salva o pecador.
Premissa menor: Eu sou um pecador.
Conclusão: Logo, eu espero salvar-me.
PRINCIPAIS AUTORES:
POESIA
GREGÓRIO DE MATOS:
A-
POESIA EXISTENCIALISTA: CONSCIÊNCIA DA
PASSAGEM DO TEMPO.
TEXTO
DESENGANOS DA VIDA HUMANA
METAFORICAMENTE
É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.
É planta, que de abril favorecida,
Por mares de soberba desatada,
Florida galeota empavesada,
Sulca ufana, navega destemida.
É nau enfim, que em breve ligeireza
Com presunção de Fênix generosa,
Galhardias apresta, alentos preza:
Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa
De que importa, se aguarda sem defesa
Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?
B) POESIA LÍRICA AMOROSA: A MULHER
PERSONIFICA ANJO E DEMÔNIO ( PECADO,PERDIÇÃO).
TEXTO
“À mesma D. Ângela”
Anjo no nome, Angélica na cara,
Isso é ser flor, e Anjo juntamente,
Ser Angélica flor, e anjo florente,
Em quem, senão em vós se uniformara?
Quem veria uma flor, que a não cortara
De verde pé, de rama florescente?
E quem um Anjo vira tão luzente,
Que por seu Deus, o não idolatrara?
Se como Anjo sois dos meus altares,
Fôreis o meu custódio, e minha guarda
Livrara eu de diabólicos azares.
Mas vejo, que tão bela e tão galharda,
Posto que os Anjos nunca dão pesares,
Sois Anjo, Que me
tenta, e não me guarda.
C)POESIA RELIGIOSA: PECADOR BUSCANDO O PERDÃO.
A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR
Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,Da vossa alta clemência me despido;
Antes, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida já cobrada,
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na Sacra História:
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
PROSA
PADRE ANTÔNIO VIEIRA
·
ESCREVEU GRANDES SERMÕES;
·
USO DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONVENCER
OS OUVINTES;
·
USO DE TRECHOS BÍBLICOS PARA FUNDAMENTAR
SUAS PREGAÇÕES.
·
CRITICAVA O COMPORTAMENTO HIPÓCRITA DA
ARISTOCRACIA E DA PRÓPRIA IGREJA.
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