domingo, 9 de agosto de 2015

Competências do ENEM


Vai fazer aprova de linguagens e códigos e suas tecnologias? Então vamos ajudá-lo a estudar.
O primeiro passo é conhecer as competências e habilidades do ENEM.
Vamos lá!
Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
H3 – Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
 Assim, a Competência 1 e suas respectivas habilidades apontam para a necessidade de compreensão das funções sociais dos gêneros digitais, assim como os impactos que provocam em diferentes atividades - pessoais e profissionais, por exemplo- afinal são textos que estão em nosso cotidiano.
Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.

Com a globalização e a informatização, o uso da língua estrangeira tornou-se fundamental para adquirir, compartilhar e construir saberes. Além de permitir que o jovem cresça academicamente e amplie suas possibilidades de estudo. 
Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Espera-se que o candidato compreenda que o corpo expressa cultura, identidade social e amplia as possibilidades de expressão do indivíduo.
Isso pode ser percebido na dança, no folclore, de forma geral, na ginástica entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário