2006
Segundo pesquisa realizada com 403 entrevistados de 16 a
23 anos pelo Laboratório Unicarioca de Pesquisas Aplicadas, a pedido da
Megazine e publicada no jornal O Globo, em 12/7/2005, "boa parte dos
jovens (...) não parece levar ética a sério nos assuntos do dia-a-dia."
Dos jovens entrevistados, "34% admitem ter tirado
dinheiro da carteira de pais, parentes ou amigos sem avisar, 8,92% nunca
fizeram isso, mas não acham nada demais, e outros 22% nunca cometeram esse
delito, mas conhecem pessoas que já o fizeram (...) 38% das pessoas ouvidas
falsificaram a assinatura dos pais em algum documento ou correspondência da
escola (...) e 21% já usaram a internet para difamar alguém."
Na opinião da psicóloga Teresa Creusa Negreiro, "Ao
menos metade das pessoas que responderam que nunca agiram de tal maneira, mas
conhecem gente que já, na verdade, fez aquilo ou está disposta a fazer."
De acordo com uma pesquisa do Pró–Saber (21/5/2001 a
8/6/2001), realizada a partir de entrevistas com 1002 alunos de escolas
públicas e particulares do Rio de Janeiro, da 7ª série do fundamental à 3ª
série do Ensino Médio, pode-se chegar "à visão de um adolescente que não
trabalha (90,3%), que navega na internet se for da escola particular (50,5%),
que tem amigos (94,4%) e que valoriza neles principalmente a solidariedade, a
sinceridade, a lealdade, a cumplicidade, independentemente da classe social a
que pertence."
Na fala da pesquisadora Rosiska Darcy de Oliveira, o
adolescente "pousa na amizade como no mais sólido chão e faz dela o
terreno onde brota o melhor de si: lealdade na adversidade, atenção à
felicidade do outro, incondicionalidade em face de terceiros, franqueza na
intimidade."
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Nos trechos selecionados, adultos procuram conhecer o jovem
com que convivem hoje em dia. Considerando todas essas visões sem, no entanto,
copiar nenhuma, desenvolva, de forma objetiva e bem fundamentada, em um texto
escrito em prosa, a sua concepção sobre os valores que orientam a conduta de
pessoas jovens como você.
O texto a ser produzido deve ser um artigo de opinião
a ser veiculado em um jornal da universidade e deve ter, aproximadamente, 25
linhas.
Dê um título criativo ao seu texto.
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